segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mode Quê? Entrevista


O Mode Quê? traz para esta entrevista, a participação de Laryssa Tarachucky, arquiteta e urbanista, aluna ouvinte do curso de mestrado em design - UFSC, que nos responde sobre tendência, arquitetura e moda!


MQ?: Observando os rumos da arquitetura e também design de interiores, quais você diriam, são as próximas tendências?
Laryssa: Em uma rápida análise, avaliando os processos de transformação social global, vejo três grandes vertentes se firmando no cenário, tanto para na arquitetura, que faz parte de um processo mais lento e duradouro, quanto para o design, que possui um caráter mais efêmero. São elas: um movimento reacionário, do qual faz parte uma parcela da população que começa a se voltar às questões políticas, econômicas e sociais; um movimento afirmativo, que vem como uma resposta a uma certa necessidade de diferenciação, tornar-se único, etc; e um movimento sensorial, com ações em busca da felicidade e elevação espiritual. E dentro delas podem se encaixar fatores comuns, a exemplo da preocupação com o meio ambiente, na inovação tecnológica, entre outros.

MQ?: Diante do cenário atual, quais são os elementos de identidade nacional que você encara como tendências em potencial para as áreas criativas?
Laryssa: A produção nacional na área de design já deixou de ser uma mera observadora das tendências européias e tem criado uma identidade bastante forte (o que talvez ainda não esteja acontecendo tão intensamente na arquitetura). Vejo o folclore brasileiro como um campo a ser explorado, bem como regionalismos, culturas locais, seja o mineiro mansinho ou o gaúcho macho (tchê!), seja a vila pesqueira ou a comunidade afro dos morros e favelas.


MQ?: Para você, contemporaneamente quais são os arquitetos mais inovadores?
Laryssa: Nacionalmente, vejo personalidades como Guto Requena, Marcio Kogan, Arthur Casas, Isay Weinfield e o escritório Tryptique. Já no exterior, não dá para negar a influência e o trabalho de Zaha Hadid, A-cero, Coop Himmelblau, Steven Holl, entre outros.


MQ?: Levando em conta a dinâmica da sociedade atual, de que forma você acredita que se dá o diálogo entre moda e arquitetura?
Laryssa: Acredito que ambos seguem caminhos bastante semelhantes, ambos respondem às mesmas "intuições". A cultura, a tecnologia, os fatores econômicos, sociais e ambientais, as emoções... tudo isso gera fragmentos de peças, pedaços que flutuam no ar e no inconsciente das pessoas, e tanto a moda quanto a arquitetura ou o design respondem a um mesmo cenário, apenas de perspectivas diferentes.

Agradecemos sinceramente à disposição e gentileza de Laryssa em compartilhar seus conhecimentos, suas referências e opiniões. Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário